quinta-feira, 1 de abril de 2010

As últimas horas

Foi bom ter vivido para ficar na História - disse o Homem. A vida já se ia. O coração já batia em um ritmo acelerado, sentindo-se culpado por não estar cumprindo direito sua função de levar oxigênio para o resto do corpo. Mas a culpa não era dele. Era o pulmão que não mais trabalhava como deveria. Assim disse o Homem suas últimas palavras em total lucidez. Enquanto o neto do Homem tentava acalmá-lo, segurando sua mão e transmitindo tranquilidade em sua fala e em seu toque. Mas por dentro, o neto do Homem estava desesperado. O Homem sempre fora muito lúcido. Por que haveria de começar a delirar?. Os enfermeiros não podiam ajudar. Pediram que o neto tentasse ignorar os apelos do avô, para que ele desistisse e tentasse relaxar. Mas como ignorar o apelo daquele que o ensinou quase tudo na vida? "Me ajuda, meu neto. Estou passando mal. Me leva pra cama. Desamarra meus pés." Tentava acalmá-lo participando de seus delírios. Era só o que podia fazer. A voz, que há algumas horas nem saia, voltava mais forte a cada vez que o Homem clamava pela ajuda do neto. Era a "melhora da morte". Quando cansava de pedir ajuda, seguiam-se minutos de serenidade. Eram os minutos em que o neto segurava a mão direita do Homem e chorava um choro de gratidão. Ao mesmo tempo pedia perdão pela incapacidade de ajudá-lo naquele momento de dor.
Chegou a manhã, depois de uma noite inteira sem fechar os olhos. O neto, por fim, atordoado pela noite em claro, acabou deixando o quarto do hospital sem se despedir do Homem. Arrependeu-se depois. Mas sabia que já havia se despedido no começo da noite anterior, enquanto o Homem ainda era lúcido. Enquanto tentava confortar a dor do avô, dizendo que sua missão já havia sido cumprida, que sua história já estava escrita na eternidade. O que restava era viver seus últimos dias de vida com dignidade. O neto não sabia que seriam as útlimas horas. O Homem sabia. Por isso disse a frase que abriu esse relato: "Foi bom ter vivido para ficar na História".

"Vai com Deus, meu Ídolo, meu Herói"
Léo Castro
ao querido avô José Valdo de Castro
25/05/1925 - 29/03/2010

3 comentários:

Unknown disse...

LÉO , EU LI E ADOREI , FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS E DEIXO PARA O VOZINHO UMA HOMENAGEM SINCERA ELE SABIA O QUANTO EU O AMAVA , E MINHA FILHA QUE É SUA PRIMEIRA BISNETA TB .
TE AMO MEU VO , FIQUE EM PAZ , QUE DEUS TENHA COMPAIXÃO DOS SEUS SOFRIMENTOS E TE DEIXE EM UM BOM LUGAR E SEI QUE ESTÁ BEM , FOI UM GRANDE HOMEM , UM POETA , FEZ SUA HISTORIA E DEIXOU SAUDADES ....
VAI COM DEUS , JAMAIS TE ESQUECEREMOS E EU E A MARIA VICTORIA TE AMAMOS DEMAIS ...
BEIJOS
DE SUA PRIMEIRA NETA
ANDRÉA

Neeeto Castroo disse...

Leo To com Muita saldade dele isso q vc escreveu Fez eu elenbrar tudo oq aconteceu ao lado dele puts to muito emocionado com uma vontade de dar Ao menos um aperto de mao nele e um sinples beijo!!
A ultima vez q eu vi ele , estava muito ruin Antes de sair eu dei um beijo na mao dele pedi bença e dei um beijo na testa dele E FALEI TE AMO VEIN ele Nao estava nem conseguindo falar direi e Falou Eu te amo tanbem.... Numca esqueserei desse Momento BEijo leo eu sei q ele Lah de CIMA ¬¬ ele esta nos vigiando e Nos deviando dos maus CAminhos Da Vida!
Um Dia eu quero encontrar com ele lah em CIMA ¬¬ E vou DArr um GRANDEE ABRAÇO e UM BEIJOO COm muita EMOÇaooO..


Bença VOZIN VC nunka VAI SAIR DAKI ♥♥♥♥♥!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Neeeto Castroo disse...

PUTS Q SALDADE DU MEU VEIINNNN..

EU TENHO ORGULHO DE TER TEU NOME VC FOI O PATRIORCA DA FAMILIA NAO SO ISSO MAIS VC FOI TUDO E PARA TODOS VC É O CARA NOSSO HEROI..
EU QUERO SENPRE ESTUDAR NA SUA CARTILHA Q SEI C EU FIZER ISSO VOU SER SEMPRE VITORIOSO!!!

DE SEU NETO ! JOSE VALDO DE CASTRO NETO